Manual Manutenção

Treinamento Manutenção Pousada Saúde Melhor

Manter a manutenção preventiva e corretiva da Pousada sempre em dia, atendendo bem aos hospedes e evitando problemas na recepção.
Em função de nosso foco ser os tratamentos, a manutenção precisa de estar 100% pois os hospedes em tratamento ficam mais sensíveis e com maior permanência na sua suíte e Pousada.

Atividades para Manutenção

As manutenções são divididas em três categorias:

Urgente

São as manutenções que comprometem o funcionamento da Pousada e devem ser realizadas com a máxima prioridade. Exemplo: Acabou a água, Luz, Internet, chuveiro queimado

Corretiva

São as manutenções para corrigir itens com problemas e que podem ser agendadas

Periódica

São as manutenções já conhecidas e programadas para serem realizada toda semana, mês ou 1 x por ano

Manutenções de Urgência

Acabou a Energia Elétrica

  1. A Recepção deve tomar a frente e verificar:
    1. Se não tiver luz nos vizinhos é porque todos estão sem Energia Elétrica.
    2. Providência: Ligar para a Energiza e avisar que a Rua das Acácias, número 510 está sem energia e perguntar a previsão de concerto. Pedir Urgência, avisar que é um estabelecimento comercial.
  • Se precisar comunicar o número dos Padrões de Energia Elétrica que temos:
    1. Padrão de Baixo da Pousada: Nro xxxx
    2. Padrão do Clube de RH: Nro xxk
    3. Padrão da Frente da Pousada: Nros hshdh
  1. Se tiver luz nos vizinhos é porque o problema é só na Pousada;
  2. Primeira Providência é verificar os disjuntores da Pousada conforme o vídeo de Manutenção de Energia Elétrica (com Josimar) em cada disjuntor deve ter fixado as instruções , além do vídeo
  3. Se os disjuntores estiverem ok, então é necessário ligar para a Companhia Elétrica Energiza, avisar que a Rua das Acácias, número 510 está sem energia e perguntar a previsão de concerto. Pedir Urgência, avisar que é um estabelecimento comercial.
  • Se precisar comunicar o número dos Padrões de Energia Elétrica que temos:
    1. Padrão de Baixo da Pousada: Nro xxxx
    2. Padrão do Clube de RH: Nro xxk
    3. Padrão da Frente da Pousada: Nros hshdh

O chuveiro não tem água quente

  1. Pode ser que o disjuntor caiu, a resistência do chuveiro queimou ou o Aquecedor solar não esteja funcionando
  2. Providência:
    1. Verificar se o disjuntor está ok ou se caiu
    2. Recepção verificar com Josimar onde está os disjuntores da Pousada e descrever no Manual quais suítes são atendidas por quais disjuntores e como se deve fazer para ligar novamente
  • Se o disjuntor estiver ok, pode ser que seja a resistência queimada ou mesmo o aquecedor solar que não está funcionando.
  1. Se for resistência, mudar de Suíte se tiver disponível ou acionar a Equipe de Urgência para troca do Chuveiro
  2. Se for do aquecedor verificar se o apoio a gás (pousada parte da recepção) e elétrico na parte de cima da Pousada. Pode ser apenas a pilha (trocar periodicamente esta pilha)

A banheira de hidro não tem água quente

Recepção favor incluir as instruções e é muito importante colocar as instruções nas suítes dos hospedes para eles saberem como ligar a água quente/fria e a hidromassagem; Urgente com Paula para evitar queimar motor por mau uso

Acabou a Água na Pousada

  1. A água da Pousada vem do Parque Ecológico e também tem a ligação da Copasa
  2. Se a água acabou em toda a Pousada é porque a Caixa de Água principal da Pousada, (fica acima das Suítes 23 e 24) ficou vazia.
  3. Providência: Verificar se esta Caixa realmente está vazia ou se é ar no cano.
  4. Providência:
    1. Ligar a água da Copasa para ativar a água na Parte antiga da Pousada, cozinha e refeitório.
    2. Para encher mais rápido a Caixa de Água da Parte Antiga da Pousada deve-se ligar a Bomba Sapo na Caixa de Água do Hidrante (Recepção, pedir para o Josimar arrumar). Veja o vídeo Como ligar a Bomba Sapo;
  • Avisar a Equipe de Urgência (Josimar, Waldo e José Roberto) e verificar quem pode vir mais rápido na Pousada para consertar a captação da água, conforme o Roteiro e Vídeo para Conserto da Captação da Água que está descrito mais abaixo

Responsabilidades da Recepção com a Manutenção:

i. Informar no Trello e no Grupo do watts app da Manutenção da Pousada as Urgências e Manutenções Corretivas, bem como outras ocorrências que requerem manutenção.
ii. Entregar o Registro de Entrada e Saída e Controle de Horas do Josimar e Terceiros que cobram valor de diária de serviço
iii. No final do dia a recepção deve verificar o que foi feito e informar no Grupo de Manutenção da Pousada no watts app.
iv. A recepção também irá ajudar solicitando os materiais de construção necessários para as manutenções e realizando orçamentos necessários, conforme solicitação da Recepção.
v. È responsabilidade da Recepção, depois de concluídas as Atividades do Josimar e dos Terceiros, verificar a Qualidade do serviço, dar baixa no Trello das atividades que foram realizadas corretamente.

Roteiro para Conserto da Captação da Água

i. Informar no Trello e no Grupo do watts app da Manutenção da Pousada as Urgências e Manutenções Corretivas, bem como outras ocorrências que requerem manutenção.
ii. Entregar o Registro de Entrada e Saída e Controle de Horas do Josimar e Terceiros que cobram valor de diária de serviço
iii. No final do dia a recepção deve verificar o que foi feito e informar no Grupo de Manutenção da Pousada no watts app.
iv. A recepção também irá ajudar solicitando os materiais de construção necessários para as manutenções e realizando orçamentos necessários, conforme solicitação da Recepção.
v. È responsabilidade da Recepção, depois de concluídas as Atividades do Josimar e dos Terceiros, verificar a Qualidade do serviço, dar baixa no Trello das atividades que foram realizadas corretamente.

Atualizado em 02/07/2018

Por Ana Sampaio e José Henrique Moraes

Este é um Manual Vivo e está em constante atualização.
Caso aja alteração em alguma atividade ou inclusão de novas, esse manual e o Manual escrito deverão ser imediatamente atualizados.

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