Treinamento Manutenção Pousada Saúde Melhor
Manter a manutenção preventiva e corretiva da Pousada sempre em dia, atendendo bem aos hospedes e evitando problemas na recepção.
Em função de nosso foco ser os tratamentos, a manutenção precisa de estar 100% pois os hospedes em tratamento ficam mais sensíveis e com maior permanência na sua suíte e Pousada.
Atividades para Manutenção
As manutenções são divididas em três categorias:
Urgente
São as manutenções que comprometem o funcionamento da Pousada e devem ser realizadas com a máxima prioridade. Exemplo: Acabou a água, Luz, Internet, chuveiro queimado
Corretiva
São as manutenções para corrigir itens com problemas e que podem ser agendadas
Periódica
São as manutenções já conhecidas e programadas para serem realizada toda semana, mês ou 1 x por ano
Manutenções de Urgência
Acabou a Energia Elétrica
- A Recepção deve tomar a frente e verificar:
- Se não tiver luz nos vizinhos é porque todos estão sem Energia Elétrica.
- Providência: Ligar para a Energiza e avisar que a Rua das Acácias, número 510 está sem energia e perguntar a previsão de concerto. Pedir Urgência, avisar que é um estabelecimento comercial.
- Se precisar comunicar o número dos Padrões de Energia Elétrica que temos:
- Padrão de Baixo da Pousada: Nro xxxx
- Padrão do Clube de RH: Nro xxk
- Padrão da Frente da Pousada: Nros hshdh
- Se tiver luz nos vizinhos é porque o problema é só na Pousada;
- Primeira Providência é verificar os disjuntores da Pousada conforme o vídeo de Manutenção de Energia Elétrica (com Josimar) em cada disjuntor deve ter fixado as instruções , além do vídeo
- Se os disjuntores estiverem ok, então é necessário ligar para a Companhia Elétrica Energiza, avisar que a Rua das Acácias, número 510 está sem energia e perguntar a previsão de concerto. Pedir Urgência, avisar que é um estabelecimento comercial.
- Se precisar comunicar o número dos Padrões de Energia Elétrica que temos:
- Padrão de Baixo da Pousada: Nro xxxx
- Padrão do Clube de RH: Nro xxk
- Padrão da Frente da Pousada: Nros hshdh
O chuveiro não tem água quente
- Pode ser que o disjuntor caiu, a resistência do chuveiro queimou ou o Aquecedor solar não esteja funcionando
- Providência:
- Verificar se o disjuntor está ok ou se caiu
- Recepção verificar com Josimar onde está os disjuntores da Pousada e descrever no Manual quais suítes são atendidas por quais disjuntores e como se deve fazer para ligar novamente
- Se o disjuntor estiver ok, pode ser que seja a resistência queimada ou mesmo o aquecedor solar que não está funcionando.
- Se for resistência, mudar de Suíte se tiver disponível ou acionar a Equipe de Urgência para troca do Chuveiro
- Se for do aquecedor verificar se o apoio a gás (pousada parte da recepção) e elétrico na parte de cima da Pousada. Pode ser apenas a pilha (trocar periodicamente esta pilha)
A banheira de hidro não tem água quente
Recepção favor incluir as instruções e é muito importante colocar as instruções nas suítes dos hospedes para eles saberem como ligar a água quente/fria e a hidromassagem; Urgente com Paula para evitar queimar motor por mau uso
Acabou a Água na Pousada
- A água da Pousada vem do Parque Ecológico e também tem a ligação da Copasa
- Se a água acabou em toda a Pousada é porque a Caixa de Água principal da Pousada, (fica acima das Suítes 23 e 24) ficou vazia.
- Providência: Verificar se esta Caixa realmente está vazia ou se é ar no cano.
- Providência:
- Ligar a água da Copasa para ativar a água na Parte antiga da Pousada, cozinha e refeitório.
- Para encher mais rápido a Caixa de Água da Parte Antiga da Pousada deve-se ligar a Bomba Sapo na Caixa de Água do Hidrante (Recepção, pedir para o Josimar arrumar). Veja o vídeo Como ligar a Bomba Sapo;
- Avisar a Equipe de Urgência (Josimar, Waldo e José Roberto) e verificar quem pode vir mais rápido na Pousada para consertar a captação da água, conforme o Roteiro e Vídeo para Conserto da Captação da Água que está descrito mais abaixo